O Profissionais do Livro é um site parte da Rede Clube de Autores.
Fruto da união dos sócios Indio Brasileiro Guerra Neto, Ricardo Almeida e Anderson de Andrade, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo.
Fundada em maio de 2009, a startup nasceu a partir da experiência dos sócios como autores e ganhou notoriedade rapidamente no mercado editorial brasileiro, representando, hoje, cerca de 10% do total de livros publicados no Brasil.
No Profissionais do Livro, todo profissional consegue expor e disponibilizar os seus serviços à venda para o mercado de autores, sejam estes parte ou não do Clube.
Por meio do site, é possível cadastrar ofertas, coordenar os preços, verificar as vendas e controlar todo o processo de entrega, incluindo o relacionamento com os autores.
Na outra ponta, todos os autores conseguem comprar diretamente do mercado uma gama de serviços feitos para melhorar a apresentação e questões técnicas dos seus livros, deixando-os mais preparados para comercialização no Clube de Autores ou em absolutamente qualquer site ou loja de sua escolha.
Em todo o processo,a compra é sempre segura: os dados dos autores permanecem em sigilo (exceto se os próprios resolverem, por livre e espontânea vontade, abri-los) e os pagamentos são autorizados aos profissionais mediante aprovação dos serviços prestados.
No ano de 2013, o Clube de Autores se tornou a primeira plataforma de autopublicação a receber um aporte. O investimento foi feito pelo Fundo SC, gerido pela empresa FirCapitalBZPlan e focado no investimento em empresas inovadoras.
Os sócios da FIR Capital são pioneiros em venture capital no Brasil, tendo um histórico de investimentos em companhias como a Akwan Technology, que foi vendida para o Google para acelerar seu ingresso no mercado brasileiro; a Miner Technology, vendida para o UOL; e a Biobrás S.A., vendida para a NovoNordisk.
A empresa tem como um dos seus acionistas a DFJ – Draper Fischer Jurvetson, um dos maiores gestores de venture capital do mundo, com mais de US$ 5,5 bilhões em sua carteira de investimentos e cerca de 550 empresas investidas, entre elas gigantes como Hotmail, Skype, Baidu, DivX e Overture.
Já a BZPlan contabiliza um histórico de 10 anos apoiando empresas inovadoras e, recentemente, ingressou no mercado de Venture Capital através do Fundo SC que já investiu em outras quatro empresas.
Ricardo Almeida é criador do conceito de Webs Progressivas, da Metodologia Moebius e autor de Mirando Resultados (2001) e Medindo Resultados (2005).
É especialista em planejamento e gestão de projetos digitais, com passagens por diversas agências como DM9DDB, Totem, Frontier e MMCafé.
Formado em comunicação e marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo, atua no mercado Web desde 1996.
Durante a sua carreira, já desenvolveu projetos para toda a América Latina e atuou em alguns dos maiores projetos da região. Foi jurado oficial do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidade) na categoria Internet e é professor e coordenador do I-MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo, realizado pelo I-Group e pela FIT.
Indio Brasileiro é especialista no mercado de Internet. Atuou como diretor comercial do Universo Online (UOL), tendo integrado a equipe de fundação da empresa.
Foi ainda responsável, como diretor geral, pela implementação no Brasil da StarMedia, onde também ocupou a vice-presidência de B2B em Nova York.
Também foi cityleader da First Tuesday, em São Paulo, evento que reuniu profissionais ligados ao mundo pontocom (entre empreendedores, investidores e empresas afins).
Com experiência nas áreas de marketing, desenvolvimento de produto, publicidade e vendas, Indio cuidou ainda da direção comercial das Agências Folha de Notícias e Folha Imagem.
Hoje, o empresário é sócio-diretor da FirstCom Comunicação, assessoria de comunicação integrada, da Oca Comunicação, da ITC Ventures e do I-Group (empresa na qual também é professor do MBA).
Fundador e CEO da A2C, uma das maiores agências digitais brasileiras independente com unidades em São Paulo e Joinville.
Co-fundador da CLUBE DE AUTORES S.A., a maior plataforma de autopublicação da América Latina que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo.
Sócio da Dinamize, empresa com foco em comunicação digital, fornecendo softwares 100% via internet (cloud computing) para e-mail marketing, social media marketing (monitoramento de marcas) e chat online.
Fundador e Presidente da ACADi - Associação Catarinense das Agências Digitais, hoje ABRADi-SC e Diretor Fundador da entidade nacional ABRADi - Associação Brasileira dos Agentes Digitais.
Formado em Administração de Empresas, MBA Empresarial pela SUSTENTARE, E-MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital pela FECAP de SP e Formação em Liderança pela Metanoia/SP - Educação nos Negócios.
Possui experiência de mais de 15 anos em gestão de negócios, marketing de serviços, vendas e internet no mercado brasileiro, atendendo empresas de médio e grande porte.